Na Austrália, paradas de ônibus são transformadas em obras de arte

Moradores da cidade de Melbourne, no sul da Austrália, estão sendo surpreendidos com um movimento que aproveita o espaço das paradas de ônibus locais para propagar a arte. Uma delas foi transformada em uma sala de estar dos anos 70, com direito até a sofá e almofadas. A novidade surgiu no último dia 14 de fevereiro, data em que se comemora o dia dos namorados (Valentine’s Day) em alguns países do mundo.

Segundo os autores da novidade, os artistas Jill e Suse – que não quiseram revelar seus sobrenomes – a obra de arte foi feita com materiais reciclados e de segunda mão. “Nossa ideia foi criar algo fora do comum para contrastar com a paisagem urbana feita predominantemente de concreto e materiais publicitários”, revelou Suse ao jornal local The Age. “Temos percebido uma grande alegria nos rostos das pessoas a medida que elas passam. É realmente uma experiência muito bonita”, completa.

Visual da parada de ônibus com decoração dos anos 70 em Melbourne, Austrália. Foto: Simon Schulter/The Age

Esta não é a primeira vez que a parada de ônibus, localizada no subúrbio da cidade, experimenta uma renovação do tipo. Jill, o outro artista envolvido no projeto, já a transformou, em janeiro de 2016, em um típico lounge australiano da década de 1950. Infelizmente, seis meses depois, o projeto foi desmontado pelas autoridades locais.

Outras ações similares

Em uma ação parecida, uma outra parada de ônibus, também na cidade de Melbourne, foi decorada com fotografias de natureza recortadas de revistas da National Geographic dos anos 70 e 80. Segundo Jill, os moradores das redondezas, ao vê-lo retocando algumas fotos cerca de uma semana após a instalação do projeto, fizeram questão de deixar suas casas para agradecê-lo. Segundo uma senhora, as imagens agora conversam com os passageiros, tornando a jornada de ônibus mais agradável.