CIDADE DO RECIFE REALIZA PESQUISA SOBRE ORIGEM E DESTINO DE PESSOAS

Lançada nesta semana pela Prefeitura do Recife, em parceria com o Instituto Pelópidas Silveira, a pesquisa tem como objetivo saber as rotas do cidadão recifense e também das cidades da Região Metropolitana. A pesquisa será feita somente online e pode ser acessada por qualquer pessoa que esteja nessa região. Do celular, desktop, notebook, tablet ou qualquer outro meio com acesso a internet é disponível.

A pesquisa pode ser acessada no http://pesquisademobilidade.recife.pe.gov.br/node/add/pesquisa-origem-destino, onde lá é fornecido um questionário social sobre os deslocamentos diários de cada um. Através dessa pesquisa, será feita uma atualização dos dados sobre as rotas realizadas pelo cidadão da região metropolitana que estão obsoletos, haja vista que a última pesquisa do gênero foi feita em 1997.

Site do Instituto Pelópidas Silveira. Créditos: Reprodução/ Internet
Site do Instituto Pelópidas Silveira. Créditos: Reprodução/ Internet

Os dados em relação a origem e destino dos cidadãos estão obsoletos a muitos anos, apesar de fundamentais para o ir e vir da população. Ao concluir o questionário, será gerado um código, que deverá ser guardado para identificar que respondeu as perguntas. Pessoas jurídicas devem responder a um questionário específico, isso por serem geradores de tráfego.

A medida é parte das ações do Projeto de Lei da Informação de Mobilidade.  Além da Pesquisa de Origem e Destino das Pessoas, o projeto de lei prevê mais cinco eixos de trabalho de pesquisa: Contagens de Tráfego, Pesquisa de Ocupação Veicular Individual, Pesquisa de Ocupação Veicular Coletivo, Pesquisa de Percepção da Mobilidade, Pesquisa de Origem-Destino de Cargas.